ALDEIA DA SERRA – BARUERI – SP  HOME OFFICE-SERVIÇOS DE VIAGEM

CONTATO

fabia@ciceroneviagens.com.br

Cel / Whatsapp: (11) 99989-0436

© 2019 por CICERONE VIAGENS.

Todos os direitos reservados

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook

MEUS 56 DIAS PELA COSTA RICA

(*E 04 NA COLÔMBIA)

Era madrugada do dia 26 de janeiro e eu me preparava para a viagem dos meus sonhos.. Passar 2 meses fazendo mochilão pela Costa Rica.. Não sei ao certo como explicar mas sempre fui fascinada por este país tão pouco conhecido e explorado pelos brasileiros..

Minha passagem aérea foi comprada obviamente por mim mesma através da minha agência de viagens.. rsrs.. Pesquisei bastante e por muitos dias, até que consegui um verdadeiro achado!! R$ 1.400,00 com taxas de embarque com direito a um stop em Bogotá (decidi ficar por lá por 3 dias). Perguntei para minha querida amiga colombiana Luna (que conheci em outra viagem que fiz ao Atacama no reveillon de 2017/18) que faria essa parada na Colômbia e se ela estaria disponível para encontrar e aproveitar a oportunidade, já que a regra do bilhete permitia isso. Foi muito divertido! A Luna tem uma moto e fomos pra lá e pra cá de HONDA CG.. hahahaah!! Ela me levou conhecer os bairros mais chiques e também os mais descolados de Bogotá! Fomos à Candelaria, La Calera, Zona Rosa, Zona T, Zona G, visitamos a Catedral de Sal em Zipaquirá, a Laguna Guatavita e o MontSerrat. No finalzinho do meu último dia, ela me levou para provar a famosa "água panela".. uma delícia!! Um chá quente e doce, com queijo no fundo da xícara, para comer de colher.. haha!! Estranho mas eu adorei.. Fui embora de lá no dia 29/01 e embarquei com destino à San Jose na Costa Rica, país este que se tornou a minha segunda casa..

ZIPAQUIRÁ (CATEDRAL DE SAL)

HOSTEL DE BOGOTÁ (BABABUY)

LA CALERA (BOGOTÁ)

PROVANDO A "CHICHA" COLOMBIANA

MONTSERRAT (BOGOTÁ)

PASSEIO PELA CANDELÁRIA

EXPERIMENTANDO "ÁGUA PANELA"

VISITA À LAGUNA GUATAVITA

Assim que eu decolei de Bogotá com destino à San José (vôo super curtinho.. 2 hrs no máximo), meu coração batia acelerado.. estava ansiosa por aterrissar por lá e ao mesmo tempo, com um friozinho na barriga pois o desconhecido estava por vir.. era o meu primeiro mochilão e eu ficaria 2 meses viajando pelo país..

Minha viagem começou em San José, a maior cidade do país, com cerca de 300 mil habitantes. O país é geograficamente bem pequeno o que na minha cabeça, facilitaria meu deslocamento. Grande engano.. hahaha.. apesar de contar com espaço territorial pequeno, as estradas da Costa Rica não são boas.. praticamente todas de mão dupla, velocidade baixa, sem acostamento e apenas alguns pontos de recuo e/ou faixa adicional para ultrapassagem. Dirigir na Costa Rica requer paciência e atenção, pois, é bastante comum as pessoas "pararem" literalmente na pista para alguma conversão.

No meu caso, durante a maior parte do tempo, foi mais tranquila.. fiz meus deslocamentos pelas cidades através de ônibus, o que requeriu apenas de minha paciênca.. As linhas de ônibus lá são relativamente boas, os ônibus saem nos horários certinhos, os tickets são baratos e tudo mais.. A única coisa que realmente intriga, é uma viagem de cerca de 200km, levar em torno de 6 a 7hrs para serem feitas.. devido às condições das estradas já mencionadas acima. 

Tickets de onibus barato.. Em 2 meses de vivência por lá.. creio ser uma das poucas coisas realmente "em conta" no país.. pedágio também é barato.. e SÓ.. O país é caro.. portanto, brazukas, preparem os bolsos.. todas as outras coisas são um pouco mais caras do que custam em São Paulo, por exemplo, cidade onde moro..

Lembro-me que quando cheguei.. procurava um lugar baratinho para almoçar.. e lá você o encontra com o nome de SODA.. um prato de arroz com feijão, o famoso gallo pinto com pico de gallo, custava COL3.500,00 que daria algo em torno de R$25,00.. Em SP um marmitex que é equivalente a isso lá.. sairia por uns 10,00 a 15,00, certo?!

a referência de moeda na época.. era 600,00CRC... seria 1USD... ou seja... o dólar era mais barato que o colón... o Real então nem se fale... 135,00CRC equivale a 1,00BRL

Supermercados, bares, restaurantes, passeios... Você percebe bem nessas pequenas coisas como a nossa moeda é fraca... e é preciso saber administrar bem a quantia que levou para não passar perrengue por lá... 

Eu levei uns 2.000,00USD que para o brasileiro é uma grana!! São quase 8.000,00BRL mas para passar 2 meses viajando, se hospedando, fazendo todas refeições diárias, era bem "contado".. Por isso ao decidir viajar para lá, me inscrevi